Secretaria de Agricultura de Itapira participa de Dia de Campo na Embrapa Meio Ambiente
- 25/01/2026
- 0 Comentário(s)
A Secretaria Municipal de Agricultura de Itapira participou, nesta quinta-feira, 22, de um Dia de Campo sobre o cultivo e a utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), realizado na sede da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna. O evento reuniu agricultores, técnicos e gestores municipais da região interessados em novas alternativas para a produção agrícola e diversificação alimentar.
Itapira foi representada pelo secretário municipal de Agricultura, Noé Massari, e pelo servidor da pasta, André Ricardardo Bruzasco, que foram recepcionados pelo pesquisador da Embrapa Joél Leandro de Queiroga. As orientações técnicas sobre as PANCs foram conduzidas por Guilherme Ranieri, pesquisador da Embrapa, e o encontro também contou com a presença de Diego Barrozo, diretor técnico da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Mogi Mirim.
As PANCs são espécies vegetais com potencial para a alimentação humana, nativas do Brasil ou de outros países, mas que ainda são pouco conhecidas ou utilizadas no dia a dia da população e têm baixa inserção nos canais tradicionais de comercialização. Essas plantas são amplamente utilizadas por comunidades tradicionais, como povos indígenas e quilombolas, e estão presentes em diversas regiões do país.
Durante o Dia de Campo, os participantes tiveram acesso a atividades teóricas e práticas, incluindo a visita ao campo de matrizes da Embrapa, onde puderam conhecer diferentes espécies de PANCs, suas características, formas de cultivo e possibilidades de uso na alimentação. Além do valor nutricional, as plantas podem ser utilizadas como temperos, chás medicinais, compotas e também na produção de pães, doces e outros alimentos, ampliando as alternativas de consumo e geração de renda.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Noé Massari, a participação no evento foi para o município conhecer mais opções de cultivo. “A atividade foi fundamental para apresentar novas possibilidades de desenvolvimento na área agrícola de Itapira e ampliar o conhecimento da equipe da secretaria. Essas informações nos permitem orientar melhor os produtores rurais locais, estimulando a diversificação da produção e o aproveitamento de espécies com grande potencial alimentar e econômico”, destacou.



