Posse de Prefeito e vereadores em Itapira
- 01/01/2025
- 0 Comentário(s)

A posse do prefeito Toninho Bellini, seu vice Mário da Fonseca e dos 13 vereadores foi marcada por um discurso praticamente único entre todos eles: o de uma união por Itapira envolvendo situação e oposição.
Durante a cerimônia de posse ocorrida na manhã desta quarta-feira, 01, os vereadores discursaram antes de Toninho Bellini e Mário da Fonseca e deixaram o recado de que a cidade poderá viver um clima político jamais visto em sua história, com os dois lados antagônicos caminhando juntos.
Pelo menos as falas dos vereadores oposicionistas indicaram um trabalho de apoio a projetos de interesse da cidade que sejam enviados pelo chefe do Executivo, deixando de lado aquela velha máxima do quanto pior melhor.
Até o ambiente da Câmara Municipal parecia menos carregado como em outras cerimônias de posse.
Como foi o vereador mais votado em outubro passado, coube a Leandro Sartori conduzir os trabalhos iniciais, tendo ao seu lado Carlinhos Sartori como 1º secretário. A mesa principal foi composta também pelo prefeito Toninho Bellini, sua esposa e primeira-dama Marina Godoy Nicolai, e o vice-prefeito Mário da Fonseca.
Como era de se esperar o plenário ficou completamente lotado recebendo familiares, amigos, secretários municipais e autoridades locais.
Após a Hino Nacional ocorreu a fala individual de todos os 13 vereadores, e do prefeito e seu vice. Somente depois do discurso do prefeito Toninho Bellini (leia abaixo na íntegra) é que se procedeu a eleição da Mesa Diretora.
Em sua fala, Bellini reforçou o compromisso com o desenvolvimento de Itapira e destacou a importância do trabalho conjunto com o vice-prefeito, a Câmara Municipal e a sociedade. “Estamos mais uma vez prontos para trabalhar por Itapira, com dedicação, seriedade e responsabilidade. Nosso objetivo continua sendo transformar nossa cidade em um lugar cada vez melhor para se viver”, afirmou.
As palavras do prefeito foram endossadas pelo vice Mario da Fonseca, que reforçou o apoio ao Chefe do Executivo durante os próximos quatro anos. “E trabalharemos para cumprir todo o nosso plano de governo que foi apresentado à população durante a nossa campanha”, completou.
Assim que fez o juramento e assinou sua posse, Toninho Bellini entrou de vez para a história política da cidade por ser o único a governar Itapira por quatro mandatos.
Com a posse, Bellini e Fonseca iniciam um novo ciclo administrativo, com a expectativa de dar continuidade aos projetos e políticas que consolidaram sua vitória nas urnas, além de enfrentar os desafios futuros para atender às demandas da população itapirense.
No primeiro escalão, contarão com apoio de 13 secretários e da primeira dama à frente do Fundo Social de Solidariedade: Administração – Rosário Antônio Cicotti; Agricultura – Noé Massari; Cultura e Turismo – César Ricardo Lupinacci; Defesa Social – Sandro César Oliveira Almeida; Desenvolvimento Econômico – Celso Tadeu Pelizer; Educação – Regina de Santana Lago Gracini; Esportes e Lazer – Moisés Diego Germano: Fundo Social de Solidariedade – Marina Clara Godoy Nicolai; Governo – Sandro César Oliveira Almeida; Meio Ambiente – Cristiano Florence; Negócios Jurídicos – Mário da Fonseca; Planejamento Urbano e Obras – Antônio Carlos Andrigo Ferreira; Promoção Social – Regina Ramil Marella; Recursos Materiais – Mário da Fonseca; Saúde – Dra. Maria Sueli Rocha Longhi; Serviços Públicos – José Aparecido Perentel Rostirola.
Os 13 vereadores eleitos para a 19ª Legislatura da Câmara Municipal são André Luís Siqueira (MDB), Carlos Alberto Sartori (PSDB), Carlos Donisete Briza (PP), Edison Aparecido Cardoso (PP), Elisabeth Donisete Manoel (MDB), Fábio Galvão dos Santos (PSD), Leandro Henrique Sartori (PSOL), Luan dos Santos Rostirolla (PSD), Luís Hermínio Nicolai (MDB), Marisol de Fátima Garcia Raposo (REP), Maurício Cassimiro de Lima (PL), Rogério Aparecido Codogno (REP) e Tiago Fontolan Batista (PL).
Eleição
Logo depois da posse, ocorreu a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025/26 com Carlinhos Sartori sendo eleito para presidente, professora Marissol para vice-presidente, Thiago Fontolan como 1º secretário e Carlos Briza 2º secretário.
Está é a segunda vez que Carlinhos Sartori comanda o Legislativo local.